Vacina contra poliomielite terá mais uma dose de reforço a partir de agosto

O Ministério da Saúde divulgou ontem (24) uma mudança no calendário de vacinação das crianças. A partir de 3 de agosto, uma nova dose de reforço contra a poliomielite será necessária aos 4 anos de idade. O Brasil está há 37 anos sem registrar casos de poliomielite. O último foi em 1989. Desde 1994, o país possui a certificação de área livre da circulação do poliovírus, conquistada junto aos demais países das Américas. “A introdução da segunda dose de reforço integra o conjunto de ações do Ministério da Saúde para preservar essa conquista histórica e evitar a reintrodução da doença”, justifica a pasta. Com isso, o esquema vacinal contra a pólio passa a contar com cinco doses, todas realizadas com a VIP (vacina inativada poliomielite), disponível gratuitamente nos postos de saúde. No caso da pólio, o novo reforço será aplicado depois das doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida e do primeiro reforço, aos 15 meses.”As doses de reforço são administradas após o esquema primário de vac..

Continue Reading

Ao som de Marcelo Loureiro, público aguarda Lula no Assentamento Itamarati

Mesmo com o frio na região sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25), agricultores familiares, militantes de movimentos sociais e apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já começaram a se reunir, ainda pela manhã, no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. Enquanto aguardam a chegada do presidente, o músico sul-mato-grossense Marcelo Loureiro faz apresentação no espaço coberto onde ocorrerá a cerimônia. Esta é a segunda agenda de Lula no Estado nesta quinta-feira. Mais cedo, o presidente visitou as obras da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas. A previsão é de que ele desembarque no Aeroporto de Ponta Porã por volta das 13h, no horário de Mato Grosso do Sul, e siga de helicóptero até o Assentamento Itamarati, onde o evento é realizado na área que funcionava como aeroporto da antiga Fazenda Itamarati, em frente ao núcleo urbano do distrito. O principal ato da cerimônia será a entrega de 1.390 títulos de domínio..

Continue Reading

Lula destaca retomada da indústria naval como símbolo da reindustrialização

A recuperação da indústria naval brasileira foi apontada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um dos principais exemplos da política de reindustrialização do país durante visita às obras da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas, nesta quinta-feira (25). Segundo ele, a retomada das encomendas da Petrobras permitiu reaquecer o setor, recuperar empregos e reconstruir uma cadeia produtiva que havia sido desmontada nos últimos anos. Lula afirmou que, ao deixar a Presidência, a indústria naval empregava cerca de 80 mil trabalhadores. Depois, segundo ele, esse contingente caiu para aproximadamente 22 mil em razão da redução das encomendas e da paralisação de investimentos. Agora, afirmou, o setor voltou a crescer. “Em pouco mais de três anos, saímos de 22 mil e já chegamos a 75 mil trabalhadores na indústria naval brasileira. Essa é a diferença em pensar no desenvolvimento e no futuro do país”, disse, ao parabenizar a presidente da Petrobras, Magda Ch..

Continue Reading

Cartórios de MS terão capacitação para identificar violência patrimonial

Os cartórios de Mato Grosso do Sul se preparam para começar um treinamento de atendimento para identificar casos de violência patrimonial. A expectativa é de que o treinamento possa começar no segundo semestre deste ano. Isso porque começou a vigorar o Provimento n° 222/2026, que orienta as serventias extrajudiciais sobre os critérios para identificar se as usuárias se enquadram nessa situação. “Os cartórios estão se adaptando, cada especialidade, notas, registros, registro civil, registro de imóveis. Cada cartório está promovendo o seu respectivo treinamento. A escola de escreventes da Anoreg está preparando um curso específico com o apoio da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para aprimorar ainda mais essa capacitação”, disse o presidente do CNB/MS (Colégio Notarial do Brasil) e tesoureiro da Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores) de Mato Grosso do Sul, Elder Dutra. A violência patrimonial tem base na Lei Maria da Penha e inclui apropriação de bens..

Continue Reading

Anvisa manda apreender suplemento e suspende lotes de creatina em gomas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta quinta-feira (25), a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas da marca Artro100, fabricado por empresa desconhecida. Além da apreensão, o órgão proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o uso do produto em todo o país. Segundo o órgão, a medida foi adotada porque o suplemento possui origem e composição desconhecidas. O órgão também identificou propagandas com alegações terapêuticas indevidas para alimentos, como promessas de combate a inflamações, fortalecimento das articulações, alívio de desconfortos e melhora da mobilidade. Em outra decisão publicada nesta quinta-feira, por meio da resolução nº 2.509/2026, a Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição, a divulgação e o consumo dos lotes 0061.02.2026, 0367.11.2025 e 0012.01.2026 do suplemento alimentar de creatina em gomas mastigáveis sabor uva verde, fabricado pela Idn Labs Indústria Farmacêutica & Food Supplements Ltda. C..

Continue Reading

Após 3 leilões em 4 meses, Sesc segue com balneário e cinema encalhados

Há quatro meses o Sesc (Serviço Social do Comércio) tenta se desfazer, por meio de leilão, de dois imóveis que estão trancados e sem uso há anos em Mato Grosso do Sul: o antigo Cine Campo Grande e um balneário localizado em Bonito. O primeiro foi comprado em 2013 pela entidade e chegou a registrar princípios de incêndio após a ação de vândalos. Já o segundo está fechado desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, segundo informou anteriormente a assessoria de imprensa do Sesc. O plano inicial era obter cerca de R$ 20 milhões para o caixa do Sistema Comércio, que inclui a Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), além do Sesc. Desse total, R$ 3,5 milhões serviriam para acelerar a reforma do parque Horto Florestal da Capital, conforme já afirmou ao Campo Grande News o ex-diretor da entidade, Edison Ferreira de Araújo. A prefeitura concedeu o espaço público, com a expectativa de que a maior parte das melhorias sej..

Continue Reading

Lula diz que não há explicação para UFN3 ficar parada por 12 anos em Três Lagoas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira (25), durante visita às obras da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas, que “não tem explicação” a paralisação do empreendimento por 12 anos. A construção foi interrompida em 2014 com cerca de 81% da execução concluída e agora foi oficialmente retomada pela Petrobras, que prevê concluir a unidade até 2029, com possibilidade de antecipação. Durante a solenidade, também foi formalizada a assinatura dos contratos com as sete empresas vencedoras da licitação para a retomada das obras da unidade, etapa que marca o início efetivo da nova fase de execução do empreendimento. Segundo Lula, abandonar uma obra desse porte, já em estágio avançado, obrigou o Brasil a ampliar a dependência de fertilizantes importados, elevando custos para a produção agropecuária e, consequentemente, para o consumidor. “Uma coisa é você não começar uma obra porque não tem projeto ou dinheiro. Outra é começar, t..

Continue Reading

Riedel evita Lula em MS, apesar de agenda na mesma região

Em lado oposto nas próximas eleições, o governador Eduardo Riedel (PP) decidiu não participar da agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Três Lagoas, apesar de viajar para a mesma região nesta quinta-feira. Lula está em Mato Grosso do Sul para retomada das obras da UFN3, fábrica de fertilizantes paralisada há 12 anos. Enquanto isso, o destino de Riedel no interior fica a 186 quilômetros dali, em Santa Rita do Pardo. Mesmo com a relevância do anúncio federal e a realização do ato em território sul-mato-grossense, ele mandou o vice-governador José Carlos Barbosa no lugar. Mais cedo, ele participou do velório da ex-deputada estadual Grazielle Machado, em Campo Grande, e seguiu agenda no interior do Estado, que também terá Bataguassu como destino. Questionado sobre a ausência na solenidade com o presidente, limitou-se a responder: “não é momento pra falar disso”. A UFN3 é considerada peça central para a política de fertilizantes no país e sua retomada é vista como ..

Continue Reading

Petrobras qualificará 1.200 pessoas e obra terá 8 mil empregos em Três Lagoas

A construção da fábrica de fertilizantes UFN3, em Três Lagoas, deve gerar 8 mil empregos. Por se tratar de uma cidade do interior e, portanto, necessitar de mão de obra qualificada para a empreitada, a Petrobras aprovou recursos para qualificar 1.200 pessoas em parceria com o Senai e os institutos federais. Magda Chambriard, presidente da companhia, anunciou a notícia em solenidade que ocorre neste momento, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocasião em que a empresa assina os contratos para a retomada da construção. Ela rememorou o início da obra, em 2008, e o longo período de 12 anos de paralisação. Citou que há uma previsão de entrega para o ano de 2029, mas disse acreditar que a unidade estará em operação antes disso, em 2028. “A Petrobras tem mania de superar desafios.” A fábrica atende a uma urgência da agricultura em relação ao fertilizante. Hoje, o país produz 20% da demanda e, com a unidade, deve chegar a 35%. O investimento previsto é de R$ 5 bilhões…

Continue Reading

Mato Grosso do Sul está entre os 10 estados que mais usam drones no agronegócio

Mato Grosso do Sul ocupa atualmente a 9ª posição no ranking nacional de estados com maior número de empresas e operadores que utilizam drones na área rural. Ao todo, são 138 registros ativos, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Além disso, o Estado conta com 228 aeronaves remotamente pilotadas. O levantamento mostra que o estado acompanha uma tendência crescente de modernização no agronegócio brasileiro. Na liderança está São Paulo, com 425 registros, seguido por Mato Grosso (375), Minas Gerais (355), Santa Catarina (257), Rio Grande do Sul (240), Espírito Santo (214), Paraná (212) e Roraima (153). A chamada “agro 4.0”, marcada pela digitalização e uso de tecnologias como drones, sensores e inteligência de dados, já é uma realidade em diversas propriedades rurais sul-mato-grossenses. O uso dessas ferramentas tem proporcionado ganhos significativos de produtividade, redução de custos e otimização do tempo dos produtores. Na visão da Famasul (Federação da Agricultura e..

Continue Reading