MS reduz abandono escolar e melhora fluxo no Ensino Médio
Mato Grosso do Sul registrou melhora significativa nos principais indicadores do ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025. Os dados são da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). No período analisado, a taxa de abandono escolar caiu de 5,1% para 0,9% no Estado. O recuo é expressivo e indica que menos estudantes estão deixando a escola antes da conclusão do ensino médio. Outro indicador que mostra avanço é a distorção idade-série, que mede o atraso escolar. Em Mato Grosso do Sul, o índice recuou de 27,7% para 20,8%. Apesar da melhora, esse ainda é um dos pontos mais sensíveis do sistema educacional, já que revela estudantes que chegam ao ensino médio fora da idade adequada ou com histórico de repetências. Os resultados de Mato Grosso do Sul seguem a tendência observada no país. No Brasil, no mesmo período, a reprovação caiu 62%, o aband..
Continue Reading
