Vacina contra poliomielite terá mais uma dose de reforço a partir de agosto
O Ministério da Saúde divulgou ontem (24) uma mudança no calendário de vacinação das crianças. A partir de 3 de agosto, uma nova dose de reforço contra a poliomielite será necessária aos 4 anos de idade. O Brasil está há 37 anos sem registrar casos de poliomielite. O último foi em 1989. Desde 1994, o país possui a certificação de área livre da circulação do poliovírus, conquistada junto aos demais países das Américas. “A introdução da segunda dose de reforço integra o conjunto de ações do Ministério da Saúde para preservar essa conquista histórica e evitar a reintrodução da doença”, justifica a pasta. Com isso, o esquema vacinal contra a pólio passa a contar com cinco doses, todas realizadas com a VIP (vacina inativada poliomielite), disponível gratuitamente nos postos de saúde. No caso da pólio, o novo reforço será aplicado depois das doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida e do primeiro reforço, aos 15 meses.”As doses de reforço são administradas após o esquema primário de vac..
Continue Reading
