O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, há pouco, uma visita técnica à parte do canteiro de obras da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas, acompanhado por integrantes da comitiva presidencial. Nesta quinta-feira (25), Lula participa, no local, da assinatura dos contratos com as empresas vencedoras das licitações para a conclusão da construção da fábrica. Também participam da cerimônia a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Na comitiva estão também a ex-ministra Simone Tebet; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o de Agricultura, André de Paula; a senadora Soraya Thronicke (PSB); e o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (REP), que foi representando o governador Eduardo Riedel que está em outra agenda no interior, em Bataguassu, depois de participar do velório da ex-deputada Grazielle Machado em Campo Grande nesta manhã. Segundo a Petrobras, a UFN3 será a unidade mais moderna do parque de fertilizantes da companhia. A expectativa é de maior eficiência operacional, com menor consumo de energia e redução das emissões, o que deve diminuir os custos de produção e aumentar a rentabilidade em relação às unidades mais antigas. Com investimentos superiores a R$ 5 bilhões e apoio do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a unidade terá capacidade inicial para produzir cerca de 3,6 mil toneladas diárias de ureia e 2,2 mil toneladas de amônia. A iniciativa deve ampliar a produção nacional de fertilizantes nitrogenados e reduzir a dependência brasileira das importações. A previsão é de que as obras sejam retomadas no segundo semestre, com início da operação comercial até 2029. Também participam do evento a ex-ministra do Planejamento e Orçamento e ex-prefeita de Três Lagoas os deputados federais Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT).


